Português Italian English Spanish

Vida Vegana: Expectorante caseiro milagroso

Vida Vegana: Expectorante caseiro milagroso

Data de Publicação: 16 de maio de 2020

Ângela Brito - jornalista, professora de yoga e ativista vegana. 

Instagram: @angela.britoveg

          Expectorante caseiro milagroso

Hoje quero apenas compartilhar com vocês uma receita vegetariana (que pode ser adaptada para vegana) de um expectorante natural que gosto muito. Faço há alguns anos quando tenho gripe e fico com sintomas de sinusite. É maravilhoso. Pra mim, é bastante eficaz.  Com toda esta loucura de Covid-19, resolvi, na intuição, tomar diariamente, mesmo sem estar gripada ou congestionada. Mal não faz e me sinto super bem com ele. Tomo uma colher de sopa três vezes ao dia. Mas, quero deixar bem claro que não sou médica, nem nutricionista ou terapeuta holística. Estou apenas dividindo com vocês uma receita de xarope natural que traz resultados para mim e para pessoas ao meu redor.

Recentemente, fiz para uma amiga brasileira, vegetariana, que mora aqui nos EUA e sofre com uma secreção espessa que a deixa com nariz e ouvidos entupidos. Ela está amando o resultado.

- Eu fui a três otorrinos, gastei uns mil dólares nos últimos 6 meses. Tomei dois antibióticos, vários remédios e nada foi mais eficiente do que o tal xarope. Acho que grande parte pelo vinagre de maçã.  Ainda não estou 100%, mas estou muito melhor. Deu certo pra mim no geral, inclusive curou uma dor no pescoço que eu tinha - contou.

 Todos os ingredientes usados, de acordo com a medicina ayurvédica, são anti-inflamatórios. A receita original é feita com mel. Como o mel não é vegano, a dica é substituir por melado de cana.

 

 

                 Melado de cana substitui o mel para os veganos

 

 

Vamos à receitinha milagrosa:

- ¼ de xícara de vinagre de maçã (se for orgânico, melhor)

- ¼ de xícara de suco de limão (uso orgânico)

- 1 colher de chá de gengibre bem picadinho e socado (no domingo que vem vou ensinar a plantar)

- 1 colher de chá de pimenta caiena picadinha

(Já fiz com dedo-de- moça e deu certo também)

- 2 colheres de sopa de melado de cana (receita original com 2 sachês de mel)

 Preparo:

Aqueça o vinagre e o suco de limão. Quando começar a levantar fervura, tire do fogo. Coloque em recipiente de vidro e acrescente os outros ingredientes. Espere esfriar um pouco antes de adicionar o melado. Guarde tampado em local escuro. Tome de 3 a 4 colheres de sopa ao dia.